Com acervo amplo, Multi visa valorizar o patrimônio imaterial da história do idioma através de conteúdos inclusivos e interativos
Está no ar o Multi, o Museu Multimídia da Língua Italiana. A recém-inaugurada plataforma busca valorizar o amplo patrimônio imaterial da história do idioma através de conteúdos inclusivos e interativos.
Disponível em italiano e inglês, o museu virtual apresenta uma série de percursos sobre a origem da língua, formação de regras gramaticais, difusão da linguagem oral e escrita, além de abordagens sobre os dialetos na Itália e a difusão do italiano pelo mundo.
O Multi reúne em seu acervo diversos materiais históricos e contemporâneos que narram o surgimento e a evolução do idioma. Dentre estes registros, estão afrescos, como o da Catacumba de Commodilla, do século 9, fotografias, como a do escritor Andrea Camilleri (1925-1919), documentos, como o pergaminho Appendix Probi, do século 8 e caricaturas, como a de Dante, Petrarco e Boccacio, estimada do século 16. Há ainda imagens de cartazes e objetos que contribuíram com o vocabulário idiomático, bem como, vídeos, como um trecho do filme Bangla, de 2019.
O Museu Multimídia da Língua Italiana é uma realização do Ministério da Universidade e Pesquisa em parceria com três universidades: Università di Napoli “L’Orientale”, Università della Tuscia (Viterbo) e Università degli Studi di Pavia. Colaboram ainda o estúdio Dotdotdot.
Mundi
O Multi surge em paralelo ao Mundi, Museu Nacional do Italiano, com sede física em Florença.
Inaugurado em julho de 2022 dentro do complexo de Santa Maria Novella durante uma curta mostra, a estimativa é que o Mundi seja aberto em definitivo ao público até 2024.