No Circolo Italiano, presidente da Itália reforçou a importância dos acordos recém-assinados entre os países para a vida cotidiana
O presidente da Itália Sergio Mattarella fez um contraponto sobre a evolução entre passado e presente que unem Itália e Brasil durante sua passagem por São Paulo na última quarta-feira (17). Em seu discurso para representantes da comunidade italiana no Circolo Italiano, o chefe de Estado lembrou as dificuldades que levaram milhares de italianos a imigrarem ao país sul-americano 150 anos atrás e o legado para ambos os países – culturais e econômicos, principalmente.
Em termos de contemporaneidade, Mattarella frisou a atual liderança da Itália no G7 e do Brasil no G20, além dos acordos firmados entre as nações, no início da semana, na presença do presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva. Dentre eles, estão a validação da carteira de motorista de modo recíproco entre os dois países e o avanço simultâneo em pesquisas tecnológicas entre instituições italianas e brasileiras.
“Este grande edifício é o reconhecimento da forte relação [do Brasil] com a Itália nos últimos 150 anos [da imigração italiana no país]”, afirmou Mattarella referindo-se ao Circolo Italiano. “O encontro que tive com o presidente Lula [na segunda-feira, 15] traz grandes prospectivas para o futuro, já que os acordos que assinamos em conjunto dizem respeito à vida cotidiana das pessoas”, concluiu o presidente italiano.
Visita histórica
A presença de Sergio Mattarella no Brasil desde o último 14 de julho quebra um jejum de 24 anos da última vinda de um chefe de Estado italiano ao país.
Em São Paulo, além da visita ao Circolo Italiano, o presidente da Itália também conheceu o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Arsenal da Esperança. Ambas as instituições representam o acolhimento aos imigrantes no passado e na atualidade.
Mattarella já passou por Brasília, Porto Alegre, São Paulo e encontra-se no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (18). Amanhã, o chefe de Estado italiano irá a Salvador, onde encerrará sua viagem ao Brasil.
Siciliano na presidência
Prestes a completar 83 anos em 23 de julho, Sergio Mattarella é o 12º presidente da República Italiana. Natural de Palermo, é o primeiro siciliano no cargo, que ocupa desde 2015, tendo sido reeleito em 2022.
Antes de chegar à presidência da Itália, Mattarella foi vice-primeiro ministro do país, juiz da corte institucional, ministro da defesa, ministro da educação e ministro das relações exteriores.
Imagem: Bruna Pit