Edição 2024 do selo de qualidade deve atualizar lista de restaurantes italianos na capital que comprovem vínculo com as raízes gastronômicas da Itália
A cidade de São Paulo recebe uma nova edição do Ospitalità Italiana, programa que certifica restaurantes italianos no exterior que comprovem ligação com as tradições da cultura enogastronômica da Itália e de seus produtos.
Para concorrer ao selo de qualidade em 2024, os interessados devem cumprir os seguintes requisitos: cardápio com no mínimo 70% de pratos com receitas italianas autênticas; carta de vinhos com no mínimo 50% de produtos Made in Italy DOC, DOCG ou IGT; oferecer azeite de oliva extravirgem DOP ou IGP, ou um azeite 100% italiano; ter um responsável que saiba se relacionar com o público no idioma italiano e, por fim, ter alguém na cozinha com experiência em culinária italiana.
As inscrições seguem abertas até 30 de agosto através de formulário elaborado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), responsável pela coordenação do projeto na capital paulista.
A instituição informa que as avaliações dos restaurantes inscritos serão feitas por um comitê composto por 10 especialistas em cozinha italiana, que visitarão todos os estabelecimentos de modo anônimo. No entanto, a Italcam não divulgou quando será publicada a data com os resultados.
O selo de qualidade Ospitalità Italiana surgiu em 1997 na Itália, e desde então, tem autenticado centenas de restaurantes pelo mundo que comprovem vínculo com as raízes enogastronômicas do Belpaese.