Celebrações e sabores clássicos integram imaginário sobre prato
Uma pesquisa revelou que 60% dos italianos associam a pizza a uma história de amor vivida ao longo dos anos. O prato típico da Itália também está ligado ao prazer e às celebrações para boa parte dos habitantes do país, que não abrem mão dos sabores clássicos.
O estudo, realizado pela SWG a pedido da Coca-Cola, buscou entender a relação entre italianos e a pizza, que é o prato preferido de 35% dos nativos do “Belpaese”.
Outros 25% a consomem como uma deliciosa guloseima permitida de vez em quando. Já para 17% dos entrevistados, a pizza é a melhor pedida para ocasiões especiais, como celebrações de aniversário ou mesmo para relaxar no fim de semana.
Quanto à tipologia, a “napolitana”, tida como clássica, simples e tradicional, é a preferida de 60% dos italianos, principalmente para aqueles que vivem no Centro-Sul (66%), terra de origem dessa versão. Já a “farcita”, que é bem recheada, é a mais gostosa para 29% dos entrevistados. Por fim, a “gourmet”, caracterizada como requintada, moderna e contemporânea, ao combinar sabor e design, é a melhor para 11%.
Em termos de sabor, 48% dos italianos preferem a “margherita”, o grande clássico do país, enquanto 27% gostam mais de “búfala”, e 23%, da “capricciosa”.