Bergamo e Brescia: o que as Capitais Italianas da Cultura oferecem

Com projeto “Cidade Iluminada”, Bergamo e Brescia, que detêm o título de Capital Italiana da Cultura até o final do ano, promovem ações diversificadas de valorização do território

Até 31 de dezembro de 2023, Bergamo e Brescia são as representantes da Capital Italiana da Cultura. Esta é a primeira vez, desde a criação do projeto pelo governo, em 2014, que duas cidades assumem o posto de promotoras regionais do patrimônio italiano ao mesmo tempo. Situadas no norte da Itália, a poucos quilômetros da capital, Milão, (50km, Bergamo e 80km, Brescia), a candidatura conjunta se deve às consequências da pandemia da covid-19, que atingiu brutalmente os dois municípios.

Escolhidas por um júri, Bergamo e Brescia derrotaram outras candidatas através do projeto de “Cidade Iluminada”, cuja proposta visa dar luz a quatro grandes áreas: 1- a do patrimônio cultural em relação ao ambiente, valores e identidade dos dois territórios; 2- a relação das pessoas e empresas com os recursos naturais; 3- a valorização científica e tecnológica da região em atuação conjunta com as artes; 4- a cultura como ferramenta para a socialização e bem-estar.

Durante todo o ano de 2023, turistas e moradores podem usufruir de um calendário de atividades rico em programação artística, cultural, gastronômica, histórica e tantas outras. No portal oficial do turismo de Brescia, há destaques de encher os olhos. Confira:

Via delle Sorelle -O Caminho entre Brescia e Bergamo

A Via delle Sorelle é uma estrada montanhosa, com 130 km de extensão, que liga as duas cidades, sendo praticável em ambos os sentidos. Oferece um percurso lento, imerso na natureza, a ser realizado por etapas. É um trajeto do mais alto valor histórico, artístico e cultural, com acesso a localidades famosas e desconhecidas.

Paredes Venezianas em Bergamo são patrimônio da Unesco /InLombardia

O caminho atravessa:

• as duas capitais Bergamo e Brescia;
• 34 Municípios;
• 2 patrimônios da Unesco: as paredes venezianas de Città Alta em Bergamo e o complexo monástico de San Salvatore-Santa Giulia em Brescia;
• várias áreas de interesse naturalista, incluindo 2 parques regionais (Parco dei Colli di Bergamo e Parque Regional Oglio Nord), 1 Parque municipal (Parco delle Colline di Brescia) e 1 reserva regional (Torbiere del Sebino);
• 3 zonas vinícolas DOC-DOCG: Franciacorta, Val Calepio e Terre del Vescovado;
• 2 Caminhos do Vinho: Roteiro do Vinho Franciacorta e Caminho do Vinho Valcalepio e dos Sabores de Bergamo;
• a interseção com outros caminhos de significativa importância: a Antiga Via Valeriana, o Caminho 3V, o Caminho de Santa Giulia, o Caminho Verde do Oglio, a Via Mercatorum, o Caminho do Bispado, o Caminho de Carlos Magno e o Caminho da Alta por Delle Grazie.

Ciclovia Cultural Bergamo-Brescia

Um projeto único, símbolo da Capital Italiana da Cultura 2023, capaz de descobrir sobre duas rodas, em ritmo lento e de forma sustentável, centenas de belezas artísticas e arquitetônicas espalhadas por todo o território. Dentre elas, estão patrimônios mundiais da Unesco , castelos e mosteiros, áreas naturais e sítios arqueológicos.

Com 76km, a Ciclovia Cultural Bergamo-Brescia passa por 34 vilarejos e centros históricos, abrange 872 bens de interesse histórico e cultural, além de incluir 23 sítios culturais.

Castelo San Vigilio, em Bergamo/ Bergamo Brescia 2023

Como bônus, o projeto também engloba 17 circuitos culturais que levam a inúmeras etapas adicionais, incluindo vinhedos e passarelas, que atravessam as margens do Lago d’Iseo.

A inauguração da Ciclovia della Cultura está prevista para o final de maio.

Nos passos dos grandes pintores

Castelo de Brescia no pôr do sol / Bergamo Brescia 2023

No calendário de atividades do projeto Cidade Iluminada está o lançamento de dois novos itinerários que permitem refazer os passos, na região de Bergamo e Brescia, de alguns dos mais importantes mestres da arte italiana.

São eles: Gerolamo Romanino e Giambattista & Giandomenico Tiepolo, que a partir das duas cidades, até as planícies dos vales Camonica e Seriana, embelezaram igrejas, palácios e edifícios com sua criatividade.

Press ESC to close