MADE IN ITALY – É forte o apetite no Brasil por produtos italianos

Importações brasileiras de alimentos e bebidas provenientes da Itália passaram de USD 278 milhões em 2022 para USD 362,2 milhões em 2023, contabilizando um aumento de 30,3% que fez a quota italiana sobre as importações brasileiras do segmento saltar de 2,48% para 3,35%

A ICE – Agência para a Promoção no Exterior e a Internacionalização das Empresas Italianas (ITA – Italian Trade Agency) desembarca na APAS Show 2024, maior encontro da América Latina dedicado ao setor supermercadista, num cenário muito promissor para o setor italiano de alimentos e bebidas, cujas exportações para o Brasil registraram um crescimento de 30,3% em 2023, na comparação com o ano anterior, passando de USD 278 milhões para USD 362,2 milhões, segundo dados do Ministério Brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. No quadriênio iniciado em 2020, a expansão é ainda mais expressiva, atingindo 58,3%.

O interesse dos brasileiros pela produção Made in Italy continua a crescer em 2024 e, nos quatro primeiros meses do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, o incremento registrado é de 6,9%, passando de USD 122,4 milhões para USD 130,9 milhões, podendo chegar até o final do ano a cerca de USD 370 milhões.

Esses valores fazem da Itália o segundo maior fornecedor brasileiro no setor, entre os países europeus, logo após Portugal. E sob a ótica italiana, fazem do Brasil o 3° maior mercado nas Américas para os italianos, depois de Estados Unidos e Canadá.

Famosa pelas massas e pelos produtos de panificação, é nesse segmento que se concentra mais de 21% das exportações italianas de alimentos e bebidas para o Brasil, percentual equivalente, em 2023, a mais de USD 78 milhões. As exportações de maçãs frescas representam outros USD 50,9 milhões (14,5%), as de vinhos USD 38,3 milhões (10,6%), as de azeites USD 35,6 milhões (9,8%) e as de tomates e preparações outros USD 31,5 milhões (8,7%).

Juntos, esses cinco segmentos, em que a Itália figura entre a 1° e 5° posição no ranking dos maiores fornecedores do Brasil, representam quase 65% das compras de alimentos e bebidas realizadas pelos brasileiros na Itália. São segmentos que também se destacam pelo forte crescimento das importações em 2023, respectivamente de 32,8%, 115,5%, 4,4%, 10,5% e 50,4%.

E considerando o amplo portfólio italiano ainda pouco conhecido no Brasil, em grande parte formado por produtos com denominação de origem, como vinagres balsâmicos, queijos, presuntos e embutidos, mas também chocolates, balas, doces e mesmo águas minerais diferenciadas, para citar apenas alguns, a expansão dos produtos Made in Italy no Brasil deve continuar forte por ainda muitos anos.

As denominações de origem são um dos pontos que diferenciam a produção italiana, pois garantem que os produtos que carregam essa certificação possuem características únicas e distintivas, vinculadas ao ambiente em que são produzidos e aos fatores humanos conexos. E a Itália possui o maior patrimônio de produtos com certificação de origem reconhecida pelo Parlamento Europeu: são 326 tipos de alimentos e 405 vinhos. Mais de 730 produtos, portanto, que só podem ser produzidos em determinadas regiões da Itália, representando com maestria o Made in Italy no mundo todo e colaborando para reforçar a candidatura da Culinária Italiana ao título de Patrimônio Imaterial da UNESCO.

A riqueza da indústria italiana de alimentos e bebidas não se resume a números. Com uma força de trabalho de 4 milhões pessoas, 740 mil produtores, 70 mil indústrias alimentares, mais de 330 mil estabelecimentos no setor de restaurantes e 230 mil pontos de venda no varejo, o setor representa um tecido vital da economia nacional, representado na feira APAS SHOW 2024 por quinze empresas dos mais diferentes segmentos e prontas para levar o sabor e os aromas da culinária italiana para as mesas dos brasileiros.

São produtores de massas, atomatados, azeites, pães e bolos, peixes, vinhos, presuntos, embutidos, vinagres e café: BACHET; CAFFÈ GIOIA – LABCAFFÈ sas; CASA RINALDI; COPPOLA FOODS; DAVIA spa; GIACINTO CALLIPO CONSERVE ALIMENTARI srl; INDUSTRIA SALUMI SIMONINI spa; ITALIAN TASTY ALIMENTS srl; MARTINO VINI; MUTTI spa; PASTICCERIA FRACCARO; PASTIFICIO LIGUORI; RIZZOLI EMANUELLI spa; TORREFAZIONE ADRIATICA spa; TRASIMENO spa.

APAS SHOW 2024
Onde – Estande ITÁLIA na Apas Show 2024 – n° 503, Rua K7, Pavilhão Verde.
Quando – 13 a 15 de maio, das 12h00 às 20h00 e 16 de maio, das 12h00 às 18h00

ITA (Italian Trade Agency) é a agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. O escritório ITA Brasil tem sede em São Paulo.

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