São Paulo recebe 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

Evento acontece entre 21 e 27 de outubro em 21 restaurantes da capital

A capital paulista recebe, entre os dias 21 e 27 de outubro, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana. Promovido anualmente pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, o evento, que já é uma tradição no calendário gastronômico da cidade, tem como objetivo difundir a diversidade e a riqueza da cozinha italiana, além de apresentar alguns ingredientes e pratos raros em solo nacional.

Uma novidade em 2024, quando são celebrados os 150 anos do início da Imigração Italiana no Brasil, é a representação de São Paulo como uma “21ª região italiana”. Nesse contexto, o Basilicata Restaurante, marca gastronômica ultracentenária do bairro da Bela Vista, serve um menu da Settimana com receitas da cozinha ítalo-brasileira, nascida com os milhões de imigrantes que adotaram o Brasil como lar.

Em sua dinâmica característica, o evento convida 20 chefs que atuam na Itália para participarem desse encontro em 20 selecionados restaurantes italianos de São Paulo. Durante a Settimana, cada um desses endereços representa uma região da Itália e sua identidade culinária: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emilia-Romagna, Friuli-Venezia Giulia, Lazio, Liguria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardegna, Sicilia, Toscana, Trentino-Alto Adige, Umbria, Valle d’Aosta e Veneto.

“Realizar a Settimana no momento em que celebramos os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil é, também, uma forma de prestar homenagem aos que vieram para o Brasil e trouxeram, com eles, um pouco da cultura gastronômica de cada uma de nossas regiões”, diz o Cônsul Geral da Itália em São Paulo Domenico Fornara. Para ele, o evento permite que as pessoas provem a pluralidade dos sabores italianos e fornece uma chance para a imensa comunidade ítalo-brasileira da cidade se conectar às suas regiões de origem por meio de ingredientes e pratos.

Durante uma semana, os estabelecimentos servem cardápios especiais que representam o “mangiare all’italiana” (comer à italiana) ao proporcionarem uma refeição composta por quatro etapas, com antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. As receitas são propostas pelos chefs convidados e preparadas em parceria com os anfitriões e as equipes das casas selecionadas, em um produtivo intercâmbio.

Nesse processo, se evidencia a diversidade de cada região da Itália, refletida na variedade de ingredientes de alta qualidade e técnicas de produção tradicionais – vale lembrar que a Itália é um país com mais de 300 produtos agroalimentares com selos de qualidade D.O.P., I.G.P. e S.T.G..

Os menus criados são servidos no almoço e no jantar e reúnem oito sugestões. Em ambos os períodos, o cliente pode escolher um circuito de três passos, que contempla antepasto, primeiro ou segundo prato e sobremesa, ou o completo, que abrange as quatro etapas.

Entre as sugestões oferecidas durante a Settimana estão o antepasto Guazzetto di cozze con crostoni, que são mexilhões cozidos com tomate e ervas, servido com fatias de pão crocantes, típico da Campania; um primeiro prato tradicional da região do Abruzzo, o Risotto ai funghi porcini e zafferano, risoto feito com cogumelos porcini e açafrão de Aquila; o segundo prato Maialino cotto al forno, zucca morbida e spinaci saltati, com barriga e filé de leitãozinho assados no forno, abóbora macia e espinafre salteado, representando a Sardegna. E, entre as sobremesas, o Zabaione con biscotti veneziani, um creme de gemas de ovos com biscoitos venezianos, típico do Veneto.

O elenco de convidados reúne veteranos na Settimana, estreantes no evento e profissionais premiados, estando a grande maioria à frente de restaurantes indicados nos principais guias da Itália. Reforçando o time, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana traz os chefs Claudio Rocchi, do Lazio, e Maurizio Morini, da Emilia-Romagna, que falam português, para comandar atividades culturais, aulas e workshops de receitas.

Na lista de atividades abertas ao público e gratuitas, constam um encontro no Istituto Italiano di Cultura di San Paolo (IIC) e workshops de receitas italianas clássicas com degustação de vinhos ao longo de uma semana, dentro da “Quinzena Sabores da Itália” promovida pelo supermercado e empório Casa Santa Luzia. Além disso, Rocchi e Morini ministram aulas práticas de culinária para alunos na ETEC/ICIF, Universidade Anhembi Morumbi, Mackenzie e Senac.

Temática da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

20 restaurantes paulistanos assumem uma região da Itália para apresentar seus pratos típicos

Nesta edição, a Settimana celebra os 150 anos de Imigração Italiana no Brasil e joga luz sobre os grandes laços que unem brasileiros e italianos à mesa. Para consolidar esta união, os realizadores do evento apresentam São Paulo como uma autêntica 21ª região italiana, selecionando o Basilicata Restaurante como um representante da cozinha ítalo-brasileira.

Marca gastronômica de raízes italianas, que completou 110 anos em 2024, ele traz um menu de quatro etapas com receitas como o Tortéi de abóbora com manteiga e sálvia, o Filé à parmegiana com batatas gratinadas, e o Sagu de vinho com creme de baunilha.

Serviço

13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana

Data: De 21 a 27 de outubro
Local: São Paulo-SP

Para mais informações sobre os restaurantes participantes, menus, preços e chefs convidados, consulte: www.settimanacucinaitaliana.com

Imagens: Reprodução Settimana della Cucina Regionale Italiana

Press ESC to close