Ciclovia musical Puccini recebe Oscar do Cicloturismo 2023

Pedalar na Itália tem se tornado uma das maiores atrações do país. Com ciclovias espalhadas de norte a sul, há oito anos o setor de cicloturismo tem seu próprio Oscar. Na edição 2023, o prêmio máximo vai para a Toscana: também pudera, com uma proposta que permite ouvir árias de Puccini enquanto se pedala, a ciclovia é digna de uma “estatueta”!

Sicília e Vêneto vencem o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O objetivo da iniciativa é estimular os governos locais a valorizarem os próprios territórios e investirem no turismo lento.

Segundo o jornal Il Sole 24 Ore, trata-se de um mercado em contínuo crescimento no país, gerando um volume de negócios de 7,4 bilhões de euros e atraindo 6,3 milhões de turistas.

Confira detalhes dos vencedores do Oscar do Cicloturismo italiano em 2023.

Ciclovia Puccini – Toscana

Casa de Puccini em Celle está aberta à visitação /Turismo Lucca – N. Ughi

Com 58 km de extensão entre Lucca e Versilia, na Toscana, a grande vencedora do Oscar do Cicloturismo deste ano homenageia o compositor clássico Giacomo Puccini (1858-1924), natural da região.

Conhecida como “ciclovia musical”, permite que ciclistas ouçam as sinfonias de Puccini durante o roteiro através de um QR Code.

Não é só de música que o local reverencia seu filho mais célebre: a estrada sobre duas rodas percorre todos os lugares da vida do maestro, desde bosques do Vale do Serchio, onde fica a casa de seus antepassados em Celle, até a cidade murada de Lucca, passando pelo lago Massaciuccoli e encerrando-se em Versilia, onde viveu seus últimos anos.

Alguns pontos de destaque do trajeto são os picos dos Alpes Apuanos e Apeninos, repletos de pântanos e campos cultivados, bem como, as ruínas do Castelo de Ripafratta.

Mais informações aqui.

Sicily Divine – Sicília

Trecho da primeira etapa, entre Trapania a Gibellina /Sicily Divine

O segundo lugar do Oscar do Cicloturismo vai para a Sicília. Com sua Sicily Divine, a ciclovia, com 437 km, vai de Trapani a Catania. O projeto, que ainda está em desenvolvimento, visa estimular o turismo na parte menos conhecida da ilha, em um total de sete caminhos.

O programa inclui alguns dos mais bonitos vilarejos sicilianos, mas que devido ao despovoamento, correm o risco de se tornarem cidades-fantasma. Dentre estes lugares “esquecidos” , estão Gibellina, Montedoro, Regalbuto e Enna.

Mais informações aqui.

Ciclovia Treviso-Ostiglia – Vêneto

Villa Contarini, um dos atrativos da Ciclovia Treviso-Ostiglia /Ciclabile Treviso-Ostiglia

O Vêneto leva o terceiro lugar no Oscar 2023, com sua Ciclovia Treviso-Ostiglia.

Trata-se de uma estrada segura e bem sinalizada no coração da região, que compreende um corredor verde de 70 km de extensão de uma antiga ferrovia entre as cidades de Treviso e Ostiglia.

Os ciclistas passam por uma sucessão de cursos d’água, campos cultivados com milho, aspargos e rabanetes, igrejas antigas e palácios.

Mais informações aqui.

Imagem de capa: Ciclovia Puccini no Parco Fluviale / R. Giomi/ Ciclopedonale Puccini

Press ESC to close