A formação de professores na abordagem Reggio Emilia é fundamental para garantir a compreensão e a aplicação efetiva dos princípios e valores desse modelo educacional. Essa abordagem, originária da cidade de Reggio Emilia, na Itália, após a Segunda Guerra Mundial, tem ganhado reconhecimento internacional por sua ênfase na participação ativa da criança, no diálogo, na colaboração e na valorização da expressão de mais linguagens.
A formação contínua permite que os professores aprofundem seus conhecimentos sobre os princípios e práticas da abordagem Reggio Emilia. Eles têm a oportunidade de estudar as teorias que embasam essa visão pedagógica, compartilhar experiências com outros profissionais e refletir sobre sua prática pedagógica.
Essa formação também proporciona aos educadores as ferramentas necessárias para lidar com os desafios do cotidiano escolar, como o registro das atividades das crianças, a documentação e a avaliação. Através desse aprimoramento, os professores podem melhorar sua capacidade de observação, escuta atenta e interpretação das manifestações das crianças, tornando-se verdadeiros mediadores do aprendizado.
Aqui na Montale, periodicamente, promovemos atualização ao nosso corpo docente, através do Instituto Reggio Children, diretamente da Itália. A formação de professores na abordagem Reggio Emilia é um processo contínuo, que envolve a reflexão constante sobre a prática pedagógica. Os professores são encorajados a revisitar suas experiências, a analisar os resultados alcançados e a buscar aprimoramentos. Além disso, a formação continuada é valorizada, com a participação em cursos, seminários e grupos de estudo, para se manterem atualizados.
Preparamos um guia com as 10 principais perguntas e respostas sobre a escolha da primeira escola dos filhos. Para baixar o material, acesse o link aqui.
Educação Montale é a coluna sobre educação escolar escrita pela Scuola Italiana Eugenio Montale de São Paulo