Itinerários de Leonardo: percurso cultural marca a presença de Da Vinci na Lombardia

Os Itinerários de Leonardo são um percurso cultural na Lombardia com obras e registros de Leonardo Da Vinci (1452-1519) na região. À convite do duque Ludovico, o Mouro, o gênio se estabeleceu na capital em 1482 e ali permaneceu até 1499.

Seu legado para a Lombardia e para a humanidade inclui feitos não apenas na pintura – sua atividade principal e motivo pelo qual fora convidado para se instalar em Milão -, mas em inúmeras outras áreas, como engenharia militar, arquitetura, escultura e música.

Confira os Itinerários de Leonardo Da Vinci pela Lombardia.

1- Cenacolo Vinciano

Turistas se aglomeram em frente à basílica que abriga o Cenacolo Vinciano em Milão / Bruna Pit

A basílica Santa Maria delle Grazie abriga a obra-prima “A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci, conhecida como Cenacolo Vinciano. O afresco, datado entre 1494 a 1498, é uma das pinturas mais cultuadas no mundo e está conservado no refeitório do convento da igreja.

Pelo seu extraordinário valor artístico, símbolo da grandiosidade de Milão na Era Renascentista, o local é patrimônio mundial da Unesco e atrai milhões de visitantes todos os anos.

2- Museu Nacional da Ciência e da Tecnologia “Leonardo Da Vinci”

Dedicado a Leonardo Da Vinci por seu grande empenho científico, tecnológico e artístico, o museu incluiu uma galeria onde estão preservados uma série de modelos históricos leonardescos. Os objetos foram construídos a partir de alguns de seus desenhos durante as celebrações dos 500 anos de seu nascimento.

3- Código Trivulziano

O Código Trivulziano é um precioso manuscrito de Leonardo Da Vinci conservado na Biblioteca Trivulziana do Castelo Sforzesco. São 55 folhas datadas entre 1478 e 1490 com desenhos e notas do artista.

Ali estão estudos de caricaturas, estudos para o Duomo de Milão e estudos de arquitetura militar. Também há registros de Leonardo de mais de 8 mil palavras, o que configura um rico material sobre o vocabulário da época.

4- Código Atlântico

É o maior material no mundo em desenhos e escritos autográficos de Leonardo Da Vinci, conservados desde 1637 na Veneranda Biblioteca Ambrosiana de Milão.

Ao todo, são 1119 folhas com registros intelectuais do gênio entre 1478 a 1519. São esboços e desenhos preparatórios para afrescos, pesquisas em matemática, astronomia e ótica, textos filosóficos, fábulas e, até, receitas gastronômicas. Há ainda projetos futuristas de engenhocas como bombas hidráulicas, paraquedas e máquinas de guerra.

5- Castelo Sforzesco

Pátio interno do Castelo Sforzesco, que possui sala dedicada a Da Vinci / Bruna Pit

O duque de Milão Ludovico, o Mouro, convidou Leonardo Da Vinci e outros artistas para decorarem o Castelo Sforzesco, transformando-o em uma das cortes mais ricas da Europa.

As pinturas leonardescas estão na Sala delle Asse. Os famosos afrescos de têmpera sobre gesso que decoram a abóbada e a parede datam de 1498 e são compostos por entrelaçamento vegetal com frutas e monocromos de raízes e rochas.

6- Rota dos Canais

Em seus quase 20 anos em Milão, Leonardo Da Vinci também explorou a redondeza: seu trabalho e estudos se estenderam a Vigevano e Pavia, pelos Grandes Canais e aos vales lombardos, totalizando 150 km de percurso.

Da Vinci tinha um grande interesse por canais. Dele são as Porte Vinciane, um sistema de eclusas capaz de abrir apenas com a força da água que, de um ponto de maior altitude, desce em direção ao mar durante a maré baixa, permitindo sua drenagem. Originalmente projetadas para o rio Martesana, até hoje elas ainda são utilizadas em muitos canais mundo afora.

Durante sua estada em Milão, Leonardo estudou em particular a bacia do Canal de São Marcos: seu projeto consistia em ligar o Canal Martesana ao círculo interno dos Canais através de duas eclusas: uma em São Marcos e outra, na Incoronata. Desta forma teria sido possível atravessar a cidade por água e, em perspectiva, ligar o rio Adda ao rio Ticino.

7- Hub Leonardo

Situado na Fundação Stelline, o Hub Leonardo promove a divulgação e promoção da obra de Leonardo Da Vinci em Milão e na Lombardia.

Com materiais multimídia, o público pode compreender com mais profundidade o significado da permanência e dos feitos do gênio na região.

Imagem de capa: Regione Lombardia

Texto originalmente escrito por Bruna Pit para a Italcam – Ogni Giorno in Lombardia.

Press ESC to close