O legado de Italo Calvino (1923-1985) é uma das grandes atrações da programação da 23ª Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, que ocorre em diversos países entre 16 a 22 de outubro. A homenagem acontece em vista do centenário de seu nascimento. Em São Paulo, o Istituto Italiano di Cultura, inaugura, no dia 19 deste mês, a exposição Calvino Ilustrado, que apresenta 61 desenhos inspirados em seus textos feitos por artistas de diversas nacionalidades.
Tido como uma das maiores referências da literatura do século 20, Calvino começou a publicar livros nos anos 1940 e sua obra transita entre a filosofia e a fábula. Autor de clássicos como “A trilha dos ninhos de aranha” (1947), “O visconde partido ao meio” (1952), “O cavaleiro inexistente” (1959) e “Cidades Invisíveis” (1972), é o escritor italiano mais traduzido no mundo.
Como se não bastasse, seu nome está associado a diversos episódios Pittorescos. Saiba quais são a seguir!
1- Nasceu em Cuba
Italo Calvino nasceu em 15 de outubro de 1923 em Havana, Cuba. Seus pais italianos estavam no país a trabalho há algum tempo. Ao completar 2 anos de idade, seus pais retornaram para a Itália, onde Calvino cresceu.
2- Ecologista
Calvino é tido como um escritor ecologista, por sempre enfatizar o meio ambiente em suas obras. Um dos motivos para isso é a sua base familiar: filho de agrônomo e bióloga, o escritor até tentou seguir a carreira dos pais ao cursar, durante um tempo, a faculdade de Agronomia, mas desistiu. Formou-se em Letras em 1947.
3- Asteroide
O autor tem um asteroide com o seu nome, o 22370 Italocalvino. O corpo celeste foi descoberto na data de seu nascimento, em 15 de outubro de 1993, pelo Osservatorio di Bassano Bresciano, na Itália.
4- Tonio Cavilla
Ocasionalmente, Calvino preferia não assinar seu verdadeiro nome em alguns de seus textos. Para isso, usava o pseudônimo de Tonio Cavilla.
5- Seis propostas para o próximo milênio
Obra póstuma que reúne seis propostas para a literatura do próximo milênio considerados relevantes por Calvino. São eles: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência.
Em 1985, Calvino escrevia sobre cada um destes valores a fim de apresentá-los em uma conferência na Universidade de Harvard. Não chegou a concluir o último, pois morreu inesperadamente em setembro daquele ano.
Imagem: Reprodução Istituto Calvino di Rozzano e Noverasco