Inédito no Brasil, São Paulo recebe Cinema Negro na Itália neste final de semana

Mostra itinerante visa oferecer ao público a oportunidade de conhecer e refletir sobre a presença de ítalo-afrodescendentes no cinema

Entre os dias 2 e 3 de dezembro, São Paulo recebe o Cinema Negro na Itália – Black Italian Film Showcase, a primeira mostra itinerante italiana dedicada ao cinema afrodescendente. Com entrada franca no Cine Sesc, a programação inclui longas e curtas, além de debates com a curadoria e cineastas.

Inédito no Brasil, o festival, que já passou pelas cidades de São Francisco, Chicago e Detroit, nos Estados Unidos, tem como objetivo celebrar o talento e a criatividade dos cineastas afrodescendentes italianos e oferecer ao público a oportunidade de conhecer e refletir sobre as várias experiências e perspectivas desta comunidade.

Assim, a seleção de filmes do Cinema Negro na Itália traz obras que exploram os aspectos históricos, sociais e culturais da presença afrodescendente no Belpaese. Dentre as temáticas dos curtas e longas da programação estão inclusão, diáspora negra no mundo, gênero, identidade e discriminação.

A mostra tem curadoria de Fred Kudjo Kuwornu, cineasta e estudioso ítalo-ganês-americano e produção de Do The Right Films. Kuwornu é diretor do documentário “Blaxploitalian”, que retrata os 100 anos da presença de afrodescendentes no cinema italiano. A obra está na programação na capital paulista.

No Brasil, Cinema Negro na Itália é realizado em parceria entre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e o Sesc São Paulo.

Serviço

CINEMA NEGRO NA ITÁLIA – BLACK ITALIAN FILM SHOWCASE
2 e 3 de dezembro de 2023
CineSesc | Rua Augusta, 2075 – São Paulo
Programação aqui
Grátis. Retirada de ingressos 1 hora antes das sessões.

Imagem de capa: Reprodução do Youtube de Blaxploitalian

Press ESC to close