Boa oferta de serviços está entre os quesitos que levaram o município friulano ao topo do ranking
Udine, na região de Friuli-Venezia Giulia, no norte italiano, é a cidade com a melhor qualidade de vida do Belpaese em 2023. O levantamento pertence ao ranking anual do jornal Il Sole 24 Ore, que nesta edição, elencou Bologna – campeã de 2022 – e Trento com o segundo e terceiro lugares na mesma categoria.
Desde o início da pesquisa, em 1989, esta é a primeira vez que a cidade friulana figura no topo da lista. Além disso, de 1990 até hoje, Udine apareceu apenas três vezes entre os 10 primeiros colocados.
O jornal listou os principais pontos que fizeram o município chegar ao topo da liderança no atual índice: segurança, bem-estar e serviços eficientes.
Serviços em primeiro lugar
Com 100 mil habitantes, Udine é a capital econômica e cultural de Friuli-Venezia Giulia, região mais oriental da Itália, na divisa com a Eslovênia. Desde os tempos industriais, a cidade oferece boas condições de vida ao ser um importante centro comercial e um polo avançado de serviços profissionais e terceirizados. Para este ano, estima-se um crescimento de 1,5% no PIB municipal com o setor de serviços na liderança. A ocupação na área de saúde é um dos destaques da cidade, com um índice que supera a média nacional italiana.
Udine oferece ainda à população um grande hospital, uma universidade frequentada por 15 mil estudantes, um tribunal de justiça eficiente, um bom índice de práticas esportivas e uma oferta cultural de alto nível, com teatros, festivais de música e de cinema. Destaque ainda para os serviços de bem-estar para idosos e bebês, com ampla oferta de creches públicas e privadas para o último.
Para completar, a história da cidade tem como legado importantes palácios, afrescos do artista veneziano Giovanni Batista Tiepolo (1696 -1770) e um belíssimo castelo da Era Renascentista.
Imagem: Gabriele Tirelli/Unplash