150 anos da imigração italiana: 15% dos brasileiros têm direito à cidadania do país

Itália lidera lista com passaporte mais valioso do planeta

O passaporte italiano é, atualmente, o mais potente do mundo, consentindo acesso a 194 países sem a necessidade de visto. O levantamento global foi anunciado no último dia 20 pela Henley Passport Index, que nos últimos anos, tem mantido o documento do Belpaese na lista dos cinco mais valiosos do planeta.

150 anos da imigração italiana no Brasil

2024 tem celebração em dose dupla: é data que marca os 150 Anos da Grande Imigração Italiana ao Brasil e também é o Ano das Raízes Italianas pelo Mundo. Acompanhe nossa série Pittoresca sobre a celebração da data em nosso perfil no Instagram. Episódio novo todas as quartas.

Com financiamento do governo brasileiro a partir da promessa de trabalho nas lavouras de café, centenas de famílias italianas imigraram ao Brasil a partir de 1874.

As regiões da Itália que tiveram um maior êxodo ao gigante da América do Sul são: Vêneto (29%), Campânia (13%) e Calábria (9%).

15% dos brasileiros têm direito à cidadania italiana jus sanguinis

Dados da Embaixada Italiana no Brasil revelam que mais de 30 milhões de brasileiros têm algum ancestral italiano. Isso significa que 15% da população nacional tem direito à cidadania italiana jus sanguinis, ou seja, àquela em que se comprova o vínculo sanguíneo.

São Paulo tem a maior comunidade italiana do mundo

Com uma imigração italiana tão forte entre o final do século 19 e início do 20, a capital paulista e a grande São Paulo concentram mais de 5 milhões de ítalo-descendentes, o que faz da região a maior comunidade italiana do planeta.

Ainda em número de pessoas com origens na Itália, o Estado de São Paulo lidera o ranking no país: quase a metade dos ítalo-descendentes (aproximadamente 13 milhões de oriundi) são paulistas. Paraná (com 3,7 milhões) e Rio Grande do Sul (com 3 milhões) ocupam o segundo e terceiro lugares respectivamente.

Modos de obter a cidadania italiana

A cidadania italiana é a segunda mais requisitada no Brasil, atrás da portuguesa. Não existe limite geracional para solicitar o documento. A única regra é que o antepassado italiano estivesse vivo a partir de 17 de março de 1861, data da criação do Reino da Itália, ou seja, da nacionalidade italiana.

Para conquistar a dupla cidadania através do passaporte italiano, os descendentes podem optar por três vias:

1- pedido nos Consulados Italianos no Brasil;
2- residindo na Itália;
3- por meio de processo judicial.

Para saber qual a melhor forma para cada caso no que se refere a documentação, valores e prazos, a dica é buscar informações nos Consulados Italianos ou em escritórios de cidadania de confiança.

Imagem de capa: Ministero dell’Interno

Press ESC to close