Pela primeira vez, canções do Festival de Sanremo lideram plataformas como Spotify e Youtube
Cada vez mais pessoas no mundo têm escutado música italiana. Entre 2020 e 2023, as receitas geradas com a música Made in Italy cresceram 130%, conforme dados de Deloitte per Fimi, divulgados pelo jornal Il Sole 24 Ore.
Como prova deste incremento, o jornal mostra que a música italiana tem alcançado o topo das plataformas de streaming mais ouvidas no exterior, como Spotify e Youtube. No caso da primeira, por exemplo, a playlist do Festival de Sanremo 2024, liderou o número de canções e de ouvintes no Spotify durante toda a semana do evento, entre 6 a 10 de fevereiro.
Já os “Global Charts” do Youtube registraram a estreia de cinco clips de Sanremo no Top 100 durante a semana do Festival deste ano.
O consumo de produtos físicos no setor musical italiano também cresceu no exterior: em apenas um ano, entre 2022 e 2023, os royalties estrangeiros aumentaram em 130%.
Top músicas italianas
Após o fim do Festival de Sanremo 2024, as músicas dos vencedores continuam a liderar a lista das cinco mais ouvidas no Spotify.
Os artistas vencedores da 74ª edição do Festival de Sanremo são:
1- La Noia, de Angelina Mango;
2- I’P Me, Tu P’Te, de Geolier;
3- Sinceramente, de Annalisa;
4- Casa Mia, de Ghali;
5- Tu no, de Irama.
No Spotify, duas semanas após o fim do Festival, as cinco músicas italianas mais ouvidas – todas participaram de Sanremo – são:
1- Tuta Gold, de Mahmood;
2- I’P Me, Tu P’Te, de Geolier;
3- Casa Mia, de Ghali;
4- Sinceramente, de Annalisa;
5- La Noia, de Angelina Mango.