Chega ao Brasil nesta quinta-feira (28), a mostra inédita Formas e Cores da Itália Pré-Romana, Canosa di Puglia. A exposição, que já passou pelo Chile e Argentina, e posteriormente seguirá para o México, fica em cartaz no Instituto Italiano de Cultura de São Paulo até 8 de junho.
Com entrada franca, o evento oferece ao público a oportunidade de apreciar objetos arqueológicos originais da era pré-romana pertencentes à cultura dauniana, povo que habitou o norte da Puglia entre os séculos IV e II a.C.
Vasos em forma de cabeça feminina / Bruna Pit
A mostra é dividida em seis partes: “A esfera masculina”, com ornamentos ligados à guerra; “Acessórios masculinos”, onde prevalecem vasos decorados com motivos geométricos daunianos e figuras em vermelho; “A esfera feminina”, com joias e adornos em metais preciosos; “Acessórios femininos”, com enfeites, instrumentos para cosmética, vasos em cerâmica listrada e recipientes policromados e em relevo; “Formas e cores”, onde predominam objetos com a típica cerâmica canosina e “A cerimônia fúnebre”, com relíquias ligadas aos ritos de morte.
Todo o material em exibição no Brasil é proveniente das hipógeas – galerias subterrâneas destinadas a ritos funerários-, conservadas nas jazidas dos Museus da Puglia ou recuperadas do tráfico.
Recipiente de água para uso ritual (loutrophoros) com Penélope e Hipodâmia / Bruna Pit
“Essa mostra é um retrato de um povo pouco conhecido, os daunianos, que habitaram a parte norte da Puglia. Entre as cidades daunianas, a mais importante é Canosa, que abriga um pequeno museu arqueológico, mas com tesouros de grande valor. Lá estão expostas 300 peças, quando na verdade, temos mais de 10 mil objetos daunianos em depósito. Queremos ampliar o museu em Canosa. Enquanto isso, vocês podem ter noção de quais riquezas estamos falando”, revelou Luca Mercuri, curador da exposição durante a inauguração em São Paulo ocorrida na quarta-feira (27).
Crateras com quadriga e cabeça de Górgona / Bruna Pit
Contar a beleza
Formas e Cores da Itália Pré-Romana, Canosa di Puglia integra o projeto “Il Racconto Della Bellezza” (“Contar a beleza”, em tradução livre), um programa em parceria com diversas entidades do governo italiano que leva exposições aos Institutos Italianos de Cultura no exterior.
A proposta tem como objetivo valorizar e promover pelo mundo o patrimônio cultural italiano conservado nos depósitos de museus e de parques arqueológicos estatais.
Autoridades durante a abertura da exposição no Brasil / Bruna Pit
Segundo Filippo La Rosa, diretor para a promoção da cultura e da língua italianas dentro do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, o público precisa conhecer o trabalho de outros museus italianos que não apenas “o de Brera”, uma das maiores referências culturais do país.
“Queremos divulgar também os pequenos museus italianos no exterior”, frisou La Rosa na abertura da mostra na capital paulista.
Serviço
Formas e Cores da Itália Pré-Romana, Canosa di Puglia
Data: 28 de março a 8 de junho de 2024.
De segunda a sábado das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 19h00. Nos dias 29 e 30/03 a exposição estará fechada.
Endereço: Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Av. Higienópolis, 436, São Paulo-SP
Entrada franca