A 62ª edição do Salone del Mobile 2024 (Salão Internacional do Móvel de Milão), que acontece na capital lombarda até 21 de abril, traz uma abordagem de design inovativa em seu formato: o apoio pioneiro da neurociência e da máxima “pessoas em primeiro lugar”.
Isso significa que a feira, uma das mais importantes do mundo no setor de design, passa a revisar a disposição das empresas participantes dentro da área de exposição ao agrupar expositores semelhantes em termos de conteúdo e público-alvo, o que amplifica o valor da experiência do visitante.
O novo traçado urbano dos pavilhões pretende criar benefícios significativos: poupança de energia física e mental para os visitantes, caminhos mais claros, igual visibilidade e reconhecimento para todos os expositores. Visa também criar as melhores condições para dar forma a conteúdos especiais, de forma a recalibrar e abrandar o ritmo acelerado habitualmente exigido pelas feiras, com espaços de reflexão cultural e zonas de descanso.
“Uma edição cada vez mais sustentável, graças à circulação de novas diretrizes verdes para instalações, marcando mais um passo em termos de eventos com certificação Política de Sustentabilidade ISO20121. Mas também um Salone cada vez mais aberto à experimentação. Da neurociência, aplicada à reformulação de layouts e percursos de visitantes, ao Programa Cultural 2024, capaz de desencadear sinestesias e curtos-circuitos para todos”, afirma Maria Porro, presidente do evento.
Atrações
A edição número 62 do Salone del Mobile apresenta 1.950 expositores de 35 países. A cada ano, a feira traz as últimas inovações de produtos, tendências e visões para a vida do futuro, apoiada por eventos culturais, exposições, instalações e palestras com os protagonistas do mundo do design.
Interior da exposição de David Lynch no Salone del Mobile / © Salone del Mobile.Milano
Dentre os destaques da programação estão o Thinking , de David Lynch e o Design Kiosk, novo espaço na Piazza della Scala que traz nomes relevantes do design italiano como Stefano Boeri, Cino Zucchi, Piero Lissoni, Parasita 2.0 e Luca Nichetto.
Outra grande atração é a celebração dos 25 anos do Salone Satellite, evento dedicado a jovens designers com menos de 35 anos, fundado e comissariado por Marva Griffin Wilshire. Para a ocasião, está prevista uma edição especial na feira, realizada nos pavilhões 5 e 7, e uma grande exposição na La Triennale Milano, de 16 a 28 de abril.
Imagem de capa: © Salone del Mobile.Milano