Cerveja é a nova paixão nacional italiana


A cada ano, mais italianos têm escolhido o produto como a bebida da vez. Cultura de harmonização gastronômica do país está entre as justificativas para a preferência

Não apenas de vinhos vivem os italianos. Um dos setores de bebidas que mais cresce no país é o da cerveja, que tem se tornado, sim, uma paixão nacional nos últimos 15 anos. Dados da mais recente pesquisa anual de AssoBirra reforçam a tendência de aumento de consumo da “gelada” na Itália: alta de 6% em 2022 em relação ao ano anterior.

Um dos principais motivos apontados no estudo para a expansão gradativa do mercado cervejeiro no Belpaese deve-se à sua forte cultura de harmonização gastronômica. Por apresentar características como frescor e leveza, a cerveja torna-se pouco invasiva quando combinada com muitos pratos. Outro ponto é seu baixo teor alcóolico: a Itália apresenta o menor consumo de álcool per capita da Europa.

“A cerveja, graças a ingredientes genuínos, processos de produção com controle e segurança, matérias-primas de excelência e criatividade dos produtores, tem sido capaz de interceptar os três pilares da tradição gastronômica italiana: regionalismo, variedade e procedência”, explica o presidente de AssoBirra Alfredo Pratolongo no anuário.

A novo hábito italiano, claro, recai sobre a produção cervejeira no país, que por sua vez, estimula a fabricação de novos tipos de cervejas Made in Italy. Em 2022, a Itália foi reconhecida com a melhor cerveja dentre 27 países europeus, segundo ranking da Beer Imagine Tracker, pertencente a Brewers Of Europe.

Press ESC to close