O que está por trás da venda de casas na Itália por 1 euro

Atire a primeira moeda quem nunca se exaltou (ainda que por um momento) com a possibilidade de comprar uma casa na Itália por 1 euro!

A notícia que de vez em quando corre jornais em todo o mundo é verdadeira: existem, sim, imóveis à venda no Belpaese pelo valor de um café italiano. Mas como se diz por aí, “dietro l’apparente tranquillità, qualcosa sta succedendo” (algo como “quando a esmola é muita, o santo desconfia”)…

Mais do que ter 1 euro no bolso (o equivalente a R$ 5,40), para se tornar proprietário de uma residência na Itália a um custo simbólico, é preciso ter muitos outros euros no banco.

Casas por 1 euro: residências em Casoli, no Abruzzo, são agrupadas em torno do castelo

e da igreja municipais

Através do projeto Casas Por 1 Euro é possível encontrar algumas das pequenas cidades italianas em todo o país que sofrem com o abandono de imóveis em decorrência do despovoamento. No entanto, o site é apenas uma vitrine. Todo o trâmite deve ser feito diretamente com a prefeitura de interesse.

Por que investir

Muito além de atrair novos moradores, a ação também visa a conservação dos patrimônios municipais e a reativação da economia local através da criação de polos turísticos, culturais e de negócios.

Construídas em épocas diversas que chegam aos anos 1990, as residências disponíveis para venda por um valor simbólico são propriedades privadas que estão em ruínas ou precisando de uma boa reforma. Algo para se recordar antes da compra: os imóveis em ruínas não podem ser destruídos, pois fazem parte do patrimônio histórico da cidade.

Para evitar futuras dores de cabeça durante a reforma, a dica do Casas Por 1 Euro é que o interessado contate um notário local e um engenheiro italiano, já que ambos conhecem as leis, protocolos e processos de compra e renovação dos imóveis.

Como comprar

Casa por 1 euro: com cerca de 200 habitantes, Oyace, no Valle D’Aosta, está a 1400 metros de altitude

Para adquirir um imóvel a 1 euro, é importante estar atento às exigências estipuladas nos editais dos municípios participantes, pois elas variam. Se o interessado busca uma casa como habitação familiar, não encontrará tal oferta em todas as cidades: em muitas, é preciso ter fins comerciais para concretizar o negócio.

Dentre as regras gerais do projeto, estão: ao adquirir um imóvel pelo valor simbólico de 1 euro, além de arcar com as taxas referentes à documentação e a própria reforma em si, o comprador deverá deixar como fiança para a prefeitura um montante que varia de mil a cinco mil euros. A apólice para a realização das obras tem duração média de três anos.

Caso não cumpra com o acordo, o imóvel voltará para a prefeitura, que poderá aplicar multas no comprador.

Brasileiros podem comprar casas por 1 euro na Itália?

Casas por 1 euro: produção de vinhos tintos artesanais é um dos pontos fortes de

Chiaromonte, na Basilicata

A boa notícia é que estrangeiros podem participar do projeto das Casas Por 1 Euro. Inclusive, há casos de brasileiros que concretizaram a compra. Além de seguir as regras do município de interesse, é preciso estar atento às exigências do governo italiano para visitar a Itália ou requisitar residência no país. Neste último caso, a depender do tipo de visto, será preciso comprovar renda.

Portanto, se você deseja investir em uma casa por 1 euro na Itália, esteja sempre com o bolso (bem) preparado.

Imagens: Case a 1 Euro

Texto originalmente escrito por Bruna Pit para a Italcam. Com informações atualizadas em 7 de agosto de 2023.

Press ESC to close