Nanni Moretti completa 70 anos e recebe homenagem em São Paulo

Com diversos prêmios ao longo da carreira, cineasta é conhecido por atuar em seus próprios filmes. Clássico “Caro Diário” ganha exibição gratuita na capital paulista em celebração aos 30 anos de lançamento do longa

Um dos nomes mais expressivos do cinema italiano contemporâneo, Nanni Moretti, completa 70 anos de vida no próximo 19 de agosto. Suas obras, que prezam por uma acidez dramática – mesmo no gênero cômico –, também trazem um elemento marcante à sua filmografia: o diretor também é ator, interpretando a si mesmo em muitos filmes.

Dentre suas obras mais conhecidas na Itália e no Brasil está Caro Diário, lançada em 1993. Em sua vespa, Nanni Moretti – o indivíduo, não o cineasta –, percorre as ruas de Roma, onde vive diversas experiências do cotidiano, entre ambições, sonhos e medos, dignas de serem registradas em um diário. Por sua autenticidade, o longa recebeu diversos prêmios, como o David di Donatello – o mais importante reconhecimento cinematográfico da Itália – e o Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França.

Apaixonado por cinema desde a juventude, Moretti iniciou sua carreira de modo peculiar nos anos 1970: após concluir o Ensino Médio, vendeu sua coleção de selos para comprar sua primeira câmera de cinema. Com ela, filmou seus primeiros curtas-metragens.

O reconhecimento não tardou a chegar. Seu longa de estreia, Io Sono un Autarchico, de 1976, foi bem acolhido pela crítica. Dois anos depois, a comédia Ecce Bombo, no qual Moretti aparece pela primeira vez na atuação de sua obra, fez grande sucesso com o público. Em 1981, recebeu o Leão de Ouro por Sogni D’Oro no Festival de Veneza.

Ainda na ativa, seu mais recente filme, Il Sol Dell’Avvenire, foi indicado para o Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023, mas não venceu. Sem perder o hábito de interpretar a si mesmo, no filme, Moretti é Giovanni, um cineasta idoso que questiona a família, o sistema político e alguns dos paradigmas atuais, como o streaming.

Nascido na cidade de Brunico, na região do Trentino-Alto Ádige, extremo norte italiano, Moretti cresceu em Roma. Além do cinema, cultiva outra paixão desde jovem: o polo aquático, com o qual chegou a atuar como jogador da S.S Lazio Nuoto e da equipe nacional italiana, na categoria júnior.

Homenagem

Em celebração aos 70 anos de nascimento de Nanni Moretti e aos 30 anos de lançamento do clássico Caro Diário, o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo presta uma homenagem ao cineasta e sua obra.

Na próxima terça-feira (22), na sede do Instituto, haverá exibição do filme e debate com a professora da UNESP Gabriela Kvacek Betella sobre a obra em questão e a filmografia de Moretti. A entrada é franca.

Serviço
Cinema de Inverno 2023
Debate e exibição de Caro Diário, de Nanni Moretti (100 minutos. Legendas em português)
Data: 22 de agosto de 2023
Horário: 18h45
Local: Avenida Higienópolis, 436, São Paulo-SP
Entrada franca, sujeita a lotação
Mais informações: @iic_sanpaolo / (11) 3660-8888

Imagens: Reprodução YouTube

Press ESC to close