O último rei na Itália: quem é Tonino, do reino de Tavolara

Aos 90 anos, Tonino Bertoleoni mantém dinastia na Sardegna que começou há mais de um século

Existe um rei na Itália. Não um rei de toda a Itália, mas um rei em Tavolara, uma ilha da Sardegna, no sul do país. Aos 90 anos, Antonio Bertoleoni, conhecido como Tonino, herdou o trono, ou melhor, o título, há mais de 45 anos, o sexto na linha de sucessão desde o início da dinastia no século 19.

Seu reino tem pouco mais de 5 quilômetros quadrados de extensão. Os poucos moradores que um dia habitaram a ilha, abandonaram-na nos anos 1960 em busca de melhores oportunidades e hoje, apenas a família Bertoleoni vive em Tavolara. Sem súditos, sem um castelo e sem um exército, Tavolara é o menor reino do mundo.

Ilha de Tavolara: com 5 km quadrados de extensão e habitada apenas pela família real Bertoleoni, é o menor reino do mundo

Sua Majestade Tonino segue o costume local: nada de trono ou coroa. Prefere algo mais mundano, como um restaurante. Assim tem sido há anos no Restaurante do Rei Tonino, que recebe turistas que buscam conhecer de perto um soberano de verdade!

Por que Tonino é rei

A história do reinado da família Bertoleoni está entre as mais Pittorescas da Sardegna! Segundo a versão mais conhecida, tudo começou em 1807, quando Giuseppe Bertoleoni, de 29 anos, de origens genovesas, mas residente em Corsica, na França, resolveu viver na desabitada ilha de Tavolara, após passar um período no arquipélago sardo de Maddalena.

Fachada do Restaurante Da Tonino, o Rei de Tavolara

Bertoleoni trouxe consigo uma de suas duas esposas – sim, ele respondeu judicialmente por bigamia – para morar com ele em Tavolara. Ali o casal se dedicou à criação de cabras, mas não a cabras comuns: devido ao tipo de ervas locais que comiam, os animais ganharam uma coloração dourada na dentição, fato que chegou aos ouvidos do rei Carlos Alberto de Savoia (1798-1849), rei da Sardegna.

Em busca das cabras dos dentes dourados, o rei Carlos desembarcou em Tavolara em 1836, apresentando-se a Giuseppe. Este, sem acreditar nas palavras do soberano do reino da Sardegna, teria dito: “E eu sou o rei de Tavolara!”.

Sua Majestade Tonino com a bandeira de seu reino

Após passar uma semana em companhia dos Bertoleoni e de suas cabras dos dentes dourados, o rei Carlos Alberto de Savoia, em retribuição pela boa estadia, confere o título de rei de Tavolara a Giuseppe Bertoleoni e a todos os seus descendentes.

Foi o filho de Giuseppe, Paolo I, quem desenhou a bandeira que ainda hoje impera no reinado dos Bertoleoni: branca, com escudo vermelho, contendo uma estrela dourada de seis pontas.

Com informações do Corriere della Sera (2021), Gallura Oggi (2023) e Salude & Trigu.

Imagens: Montagem, Reprodução Youtube – The Pillow e Regione Sardegna.

Press ESC to close