Consumo de frituras e massas predominam durante o período, que se encerra com mais tipicidades na “terça-feira gorda”
Tem cardápio especial na Itália durante o carnaval? Tem, sim, senhor! Entre o “giovedì grasso” (quinta-feira “gorda”) e o “martedì grasso” (terça-feira “gorda”), as tradições da festa se fazem presentes também na gastronomia italiana. Até porque, é preciso fazer jus ao termo “grasso” (“gordo”) do período no calendário cristão, quando a igreja católica libera o consumo de carnes e doces que estarão proibidos durante a quaresma.
Para acompanhar a folia, o carnaval na Itália é regado a alimentos calóricos, onde predominam as frituras e massas.
Conheça alguns dos pratos com os quais os carnavalescos italianos se deliciam.
1- Frappe, chiacchiere, bugia di carnevale
Chiacchiere, frappe ou bugia di carnevale: mesmo doce, muitos nomes / Umbria Tourism
Doce símbolo do carnaval italiano, consumido em diversas regiões do país. É uma massa frita e fina, coberta com açúcar refinado. É conhecido de modo diverso, a depender da localidade.
No sul e na Lombardia, especialmente em Milão, é chamado de chiacchiere. No Lazio e em Marche é conhecido como frappe. Já no Veneto, este doce é o sossole (ou crostoli), enquanto que em Trentino-Alto Adige é grostoi. Na Liguria e no Piemonte, é a bugia e na Toscana, crogetti (ou cenci).
2- Castagnole
Outro protagonista do carnaval italiano, que também tem como base de preparo a fritura. As castagnole (ou stuffoli) nada mais são do que bolinhas de massa frita criadas no final de 1600 no reino de Nápoles nas cozinhas reais das famílias D’Angiò e Farnese, no ducado Emiliano.
Os ingredientes da receita são simples: ovos, açúcar, farinha e manteiga. Depois de preparada a massa, fazem-se bolinhas do tamanho de nozes. Na hora de servir, não faltam opções: cobertura com açúcar refinado ou mel, ou recheadas com creme, panna ou chocolate.
3- Lasagna e outras massas
Ravioli al tocco, uma das delícias da Liguria que brilham no carnaval / Osteria La Briga
A lasagna é uma das rainhas da culinária italiana de carnaval. Pode ser feita em versões clássicas, com poucos ingredientes ou ao modo interiorano, com diversos tipos de carne, provola, ricota, ovos e bechiamel. Assista nossa reportagem especial sobre a história e curiosidades da lasagna na Itália.
Outra massa muito consumida no período carnavalesco são as pappardelle, feitas com molhos diversos.
Em relação às massas frescas, na Liguria não faltam os ravioli al tocco, com molho de carne. No Molise, os carnavalescos saboreiam os calcioni, uma espécie de raviolo frito e recheado. Com a mesma proposta, mas em formato menor, são os gnocchi fritti da Emilia Romagna, acompanhados de salames e queijos.
4- Carnes
Ainda que se sirvam pratos à base de aves, peixes e caprinos, a carne suína predomina durante o carnaval na Itália. Uma das estrelas é o cotechino, um embutido de Modena, similar ao salame, mas cozido antes de ser servido.
5- Terça-feira gorda
Fritelle di mele, doce típico do martedì grasso italiano / Lucake
Especificamente no martedì grasso, ou “terça-feira gorda”, a tradição pede pratos como os ravioli di carnevale (ravioli recheado com carne ou ricota, servido com manteiga e sálvia), polenta & osei (prato típico da Lombardia, composto por polenta servida com aves cozidas em molho) e frittelle di mele (massa frita com maçãs e açúcar).
Fonte: Idealista e Cosi si Mangia.