4 comidas estranhas no Brasil, mas comuns na Itália

Sempre iremos reforçar que a culinária italiana é “muito mais do que pasta e pizza” – que por si só, têm diversas variações!

Como prova disso, selecionamos quatro pratos tradicionais da gastronomia Made in Italy que podem causar estranhamento no Brasil por utilizarem ingredientes extravagantes para a cultura nacional, como carnes de coelho e cavalo. Ao mesmo tempo, assim como os brasileiros apreciam coração de galinha, bife de fígado e dobradinha, os italianos também têm iguarias feitas com vísceras.

Talvez o mais chocante desta lista seja a mistura – “improvável!”, diriam muitos – de dois carboidratos em um prato tipicamente italiano.

Surpreenda-se (ou se delicie)!

1- Lampredotto

Feito com estômago bovino, o lampredotto é degustado como comida de rua em Florença / Visit Tuscany

Um clássico das ruas de Florença, o lampredotto fiorentino é um sanduíche feito com abomaso, uma das partes do estômago bovino. O órgão é cozido com tomate, cebola, salsa e aipo, mas há versões apenas com ervas ou acelga. O pão que acompanha a carne também é um produto florentino, o semelle, que ao contrário de outros pães toscanos, leva sal.

2- Friccò

Friccò di Gubbio com frango, cordeiro e coelho / Errevi Macelleria e Gastronomia

Este ensopado de carne tradicionalíssimo da região da Umbria tem sua versão mais conhecida na cidade de Gubbio com a mistura de três carnes: frango, cordeiro e coelho. As carnes são cozidas em vinho e acompanhadas de legumes. Quem já provou esta versão*, aprova!

Em outras versões do friccò umbro, utiliza-se apenas uma das carnes mencionadas, sendo o friccò de frango o mais conhecido – para alívio de muitos brasileiros!

Se o friccò de coelho pode gerar aversão no Brasil, é importante frisar que a carne deste animal é muito utilizada em diversos pratos da culinária italiana, em sua maioria, da região central do país.

3- Pastissada de caval

A carne de cavalo é uma iguaria da gastronomia italiana / Verona.net

Se a carne de coelho causa estranheza em muitos brasileiros, a carne de cavalo leva a um verdadeiro choque cultural!

É certo que o consumo de carne equina na Itália reduziu-se nos últimos anos – assim como o de algumas caças, pequenos pássaros e algumas espécies de peixes -, mas ainda é possível encontrar a iguaria em restaurantes de todo o país.

Um dos pratos à base de cavalo mais conhecidos é a pastissada de caval, típica da cidade de Verona, no Vêneto. A receita é bem simples: a carne é amaciada com algumas batidas, cortada em pedaços pequenos e depois, cozida em fogo brando por algumas horas, com cebola e molho de tomate. Dizem* que derrete na boca!

4- Pasta e patate

Receita napolitana de batata no macarrão dá cremosidade ao prato / Napoli Turistica

Para alívio dos vegetarianos** e veganos, eis uma receita italiana curiosa de primo piatto – pratos a base de carboidratos -: a pasta e patate.

É da cultura brasileira misturar ingredientes e sabores em um único prato. Mas desta vez, os italianos saíram na frente ao juntar macarrão com batatas!

Uma das versões mais famosas é a pasta e patate alla napoletana. A ideia de unir dois carboidratos em uma única receita veio, historicamente, da necessidade de se criar um prato mais substancioso nas classes mais baixas da população.

A inclusão de batatas deixa o macarrão cremoso, porém o toque final se dá com uma bella camada de parmigiano reggiano DOP.

* A jornalista Bruna Pit é vegetariana
** “Ufa!”, exclama Bruna Pit

Com informações de La Cucina Italiana, Gambero Rosso e Giallo Zafferano

Imagem de capa: Pastissata di caval com polenta / Verona.net

Press ESC to close