A Agência ICE participa pela primeira vez da EXPOQUEIJO, feira internacional que acontece em Araxá, Minas Gerais, de 24 a 27 de agosto.
O evento tem uma importância significativa para a promoção dos produtos lácteos e, portanto, funciona para apoiar e dar visibilidade máxima à produção de leite italiana.
As duas primeiras edições, em 2021 e 2022, tiveram a participação da ONAF, Organização Nacional dos Provadores de Queijos, que colaborou ativamente na elaboração do regulamento do primeiro Concurso Internacional de Queijos realizado no Brasil, como parte do evento.
A participação da Agência ICE está estruturada em 4 diferentes ações que se complementam: apoio à participação italiana no Concurso Internacional; apoio ao fórum internacional realizado paralelamente à feira; criação de uma degustação dirigida a um público selecionado, composto por jornalistas, compradores e influenciadores; criação de um stand informativo para a divulgação de informações sobre os DOP lácteos italianos.
Na edição 2023 do Concurso Internacional, concorrem1.309 queijos produzidos por mais de 400 empresas de nove países. A Itália, que conquistou a cobiçada medalha de ouro nas duas primeiras edições – em 2021, com o queijo Bra Duro DOP, do Caseificio Sepertino, e em 2022, com o queijo Gorgonzola Piccante DOP, da Caseificio Defendi – será representada por 69 queijos produzidos por 18 empresas , incluindo alguns dos mais famosos DOP Made in Italy, como Gorgonzola DOP, Grana Padano DOP, Parmigiano Reggiano DOP, já presentes no mercado brasileiro, além de diversas outras variedades lácteas italianas ainda pouco conhecidas no Brasil, como Quartirolo Lombardo DOP , Taleggio DOP, Asiago DOP, Montasio DOP, Queijo Típico Branzi, Bra Duro DOP, Strachitunt DOP, Salva Cremasco DOP, Ragusano DOP, Valtellina Casera DOP, Piacentinu Ennese DOP e vários queijos azuis e refinados.
A participação no fórum consiste em uma apresentação conduzida por Grazia Mercalli, uma tecnóloga de alimentos de Bergamo, província que ostenta a primazia europeia em laticínios DOP, com muitos anos de experiência em análise sensorial de queijos, e por Francesco Maroni, presidente do Progetto Forme , uma rede dedicada à valorização e promoção nacional e internacional de todo o setor lácteo italiano. O encontro conta ainda com a colaboração de Pedro Domenghini Albano, membro da comissão organizadora do B2Cheese, único evento realizado em Bergamo, destinado exclusivamente a operadores do setor lácteo.
Na sexta-feira, 25 de agosto, Rossella Difrancesco, vice-diretora da agência ICE de São Paulo, fará a abertura do evento para um público de 400 pessoas.
O evento terá também degustação guiada, em 26 de agosto, voltada a um público selecionado de influenciadores com o objetivo de multiplicar a visibilidade dos dados que serão fornecidos sobre o tema do processo de produção e denominação de origem. Será também uma oportunidade para melhor apresentar ao mercado brasileiro alguns dos principais DOPs lácteos italianos, selecionados em um universo de 53 variedades existentes, e que atuam como embaixadores do Made in Italy, incluindo Grana Padano DOP, Taleggio DOP, Asiago DOP, Queijo típico Branzi, Montasio DOP, Provolone Valpadana DOP, Fontina DOP, Quartirolo DOP, Gorgonzola DOP, Salva Cremasco DOP, Struchitunt DOP, Valtellina Casera DOP e Parmigiano Reggiano DOP.
Por fim, no stand informativo, os visitantes do evento poderão levar material informativo sobre a produção italiana, especialmente preparada para a ocasião, bem como, provar diversos produtos italianos, incluindo alguns dos queijos participantes no concurso.
A EXPOQUEIJO 2023 contará com a presença do Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema e de diversas autoridades brasileiras e estrangeiras, incluindo a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. A estimativa é que haja um público de cerca de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento.
Produção italiana de laticínios em números
A Itália possui 174 produtos agrícolas e alimentares com denominação de origem protegida (DOP) reconhecida, número que sobe para 325 se somados aos produtos com indicação geográfica protegida (IGP).
É o país europeu com maior número de produtos agrícolas e alimentares com denominação ou indicação geográfica protegida, em quantidades muito superiores aos vizinhos francês (271) e espanhol (226) que, juntamente com a Itália, estão no topo do ranking . Entre os 174 produtos agroalimentares italianos DOP, 53 são queijos, produzidos em praticamente todas as regiões da Itália, que também é líder na categoria, à frente de outros produtores tradicionais de queijos europeus, como França (46), Espanha (27) e Holanda (7).
A produção de laticínios DOP Made in Italy é estimada em cerca de 590.000 toneladas, das quais quase 85% são produzidas a partir de leite de vaca e os restantes 15%, a partir de leite de ovelha e cabra. O número representa quase 43% da produção total de queijos do país, estimada em 1,4 milhão de toneladas.
As exportações de queijos também colocam a Itália no topo da lista dos grandes exportadores do produto: segundo dados do Eurostat, em 2022 a Itália exportou um valor igual a 4,6 milhões de dólares, ou cerca de 570 mil toneladas de queijos, dos quais mais de 46% são produtos de estação, categoria que inclui a maioria dos queijos DOP Made in Italy.
Imagem: Progetto Forme
ITA (Italian Trade Agency) é a agência do governo italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange às empresas de pequeno e médio porte, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. O escritório ITA Brasil tem sede em São Paulo.